logo do eurekka
Imagem da fanpage do Eurekka adaptada

Como chatbots estão ajudando no combate à depressão

17 de maio de 2018

Primeiro para quem não sabe:

Chatbots: são chats que simulam a fala humana, eles são pré-configurados com respostas mais padrões e conforme iterações aprendem a responder “sozinhas” com ajuda da inteligência artificial.

Um exemplo muito bacana desses chatbots é da página do Eurekka no Facebook, que vem ajudando muita gente em problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

A depressão é uma das doenças mais presentes no século 21, e infelizmente muita gente vê como um mimi da geração, mas séries como 13 Why Reasons, mostram o que a doença pode causar.

Como já falei em alguns posts, ano passado eu passei por uma crise de depressão, então procurei ajuda de diversas maneiras e foi assim que conheci o Eurekka e hoje vou mostrar mais ou menos como ela funciona.

Funcionamento

1. Com um simples oi, qualquer pessoa já consegue interagir com o Eurekka , ele oferece opções a cada iteração para que seja o mais fácil possível conversar com ele, raras as vezes que é preciso digitar algo.

2. Logo no início, ele oferece a opção de ele poder puxar papo contigo:

3. E te proporciona exercícios como de respiração, meditação, danças entre outras coisas, conforme a ajuda solicitada, e se a pessoa estiver num estado de crise te dão a opção de falar com um humano. A equipe do Eurekka é formada por psicólogos então eles estão prontos para atender nesses momentos.

E esses são apenas alguns exemplos, de conversas com o robô que são pensadas para ajudar as pessoas com emoções difíceis.

Eu acho esse trabalho incrivelmente lindo, primeiro porque já me ajudou nesses dias que estive mal, segundo porque é um exemplo maravilhoso de como a tecnologia pode ajudar no combate a doenças, sejam elas psicológicas ou físicas.

Se você quer saber mais sobre o Eurekka, acessa o site deles e conheça outros projetos além da inteligência artificial aqui comentada nesse artigo:

Te convido a dar um oi ao Eurekka, e a usar esses aplicativos toda vez que sentir perdido e sozinho.





...

Se conhece alguém que vai gostar de saber como a tecnologia vem ajudando na saúde ou mesmo que ela precisa de ajuda seja em estresse, ansiedade, insônia entre outras coisas marca ela aqui ou compartilhe para que mais pessoas possam ser ajudadas.



...

Transparência: prints retirados do site Eurekka e das minhas conversas com o robô pelo Messenger





Compartilhe