Mensagem de site em reforma
Daniela Duarte

Não coloque: "estamos em reforma" no seu site

06 de junho de 2018

Já entrou em algum site, seja por indicação ou pela busca do Google e se deparou com uma mensagem parecida com:


Estamos em reforma em breve estaremos no ar


Eu mesma acabei de entrar num site assim e o que senti foi: frustração, pois queria saber mais sobre o serviço, porém não tinha nenhuma informação de contato, então simplesmente sai e procurei o mesmo serviço em um site concorrente.

E quando vou voltar para ver se o site está no ar de novo? Talvez nunca, na verdade nem lembro o nome do site, pois logo em seguida achei outro que me atendia bem.

Ou seja, perderam uma cliente.

Agora você deve está se perguntando será mesmo que é tão ruim deixar essa mensagem no site?

Vou ter dar alguns motivos e respostas para perguntas frequentes para não colocar essa mensagem no seu site, quando estiver reformando ele: )


1º Seu cliente não tem tempo

Seu cliente quer ser atendido hoje e agora, não depois que seu site estiver reformado, se seu site não estiver no ar, ele simplesmente vai procurar o serviço em outro lugar.

É assim que fazemos na vida “real” também, quando uma loja está fechada vamos procurar outra, simples assim. E provavelmente a próxima vai atender o que precisamos e não iremos voltar para ver se a outra loja já reabriu.

Eu, por exemplo, passei 3 meses reformando meu site, imagina se eu deixo essa plaquinha por 3 meses no meu site? Muitos negócios que fechei nesse período simplesmente não iriam existir.

Nossa Dani, 3 meses reformando o site? Sim, mudar uma identidade digital e o layout de um site, exige um grande estudo e trabalho para que ele passe a imagem correta que a marca quer expressar, não é só mudar as cores e pronto não. (Se quiser saber mais sobre reformas de site, fala nos comentários)


2º Esse aviso é ineficiente

Sim, esse aviso não presta para nada, a não ser frustrar o usuário, que entrou num site que não “pega”.

O que esse aviso diz? Estamos reformando para atendê-lo melhor.

Ai o usuário pensa:

-Sério? Que legal, mas preciso do atendimento agora, então vou procurar em outro lugar.

Ou:

-Que legal! Mas eu queria saber mais sobre vocês, poxa não tem nenhum formulário ou e-mail ou telefone para eu falar com eles. Que chato, vou ter que procurar em outro lugar esse serviço.


Perguntas frequentes

Mas então o que faço quando for reformar meu site Dani?

Simplesmente nada, deixe o como está.

Só aconselho a colocar um aviso de reforma, se e somente se você for mudar de serviços ou produtos, mas se você for fazer isso provavelmente terá que mudar o nome do seu site, então não há necessidade de colocar essa plaquinha.


Mas Dani, meu site vai ficar todo feio com a reforma, não posso deixar meus clientes verem meu site assim!

Não existe isso, o programador/desenvolvedor, tem ou deveria ter espaço de testes, onde ele faz todas as alterações do seu site sem interferir em nada.

Já faz um mês, que anunciei que tinha feito uma reforma no meu site, eu mudei tudoo, o layout foi todo refeito, identidade digital, tudo tudo e nenhum dos meus usuários foi prejudicado sem acesso ao meu site e blog, pois eu fiz tudo na minha área de teste e quando estava pronto para entrar no ar com o novo layout, foi em questão de minutos que o novo site apareceu como um passe de mágica a todos meus usuários, e eu não deixei eles nenhum minuto sem acesso ao conteúdo que proporciono.


Se ainda não se convenceu que não precisa colocar essa linda plaquinha, super eficiente no seu site, vou ter deixar uma reflexão:


O Google, maior buscador do mundo, tem hoje 19 anos, e ele já passou por diversas atualizações e reformas inclusive do logo. E quantas vezes nesses 19 anos, você viu o Google indisponível ou com uma plaquinha informando que está fazendo reforma e que não pode atendê-lo?


Acho que nunca, né?



Ah se quer reformar seu site ou quer ter seu site, fale comigo, prometo que não vou colocar a plaquinha de reforma quando tiver deixando seu site mais lindo, apresentável e decente possível.


Quer saber mais sobre reformas de sites/websites? Me conta suas dúvidas nos comentários, que vou preparar um artigo respondendo todas elas ;)


*Não estou falando em sites em construção, e sim de reformas, mudanças de layout e novas implementações no site, sites que são colocados no ar em construção, podem e devem usar o código de status HTML 503, para não prejudicar o SEO do mesmo ;)

**Esse é meu ponto de vista, seja livre para colocar ou não a mensagem de reforma ;)

Compartilhe

Publicado por:

Daniela Duarte de blusa rosa

Daniela Duarte

Desenvolvedora Front-End, engenheira da computação e técnica em informática por formação, apaixonada por tecnologia e design desde que se conhece por gente, cria sites, produz conteúdo, ama programar, desenhar, comer, chocolates, beber, ouvir música, cantar, dançar, passear, nadar, viajar, olhar o céu, ver filmes e animes, ler bons livros e um monte de coisa.

Linkedin Facebook Instagram