Homem no notebook e escrevendo num papel com café
							e planta do lado
Imagem: lukasbieri de Pixabay

7 dicas para conseguir um trabalho em tecnologia

15 de maio de 2018

Recebo muitas mensagens pedindo dicas de como conseguir um trabalho em TI. Então hoje, irei dar 7 dicas que na minha opinião tornam mais fácil a entrada nesse mundo ;)

1. Tenha um objetivo

Dica um pouco clichê mais essencial, a área de tecnologia é muito grande, você pode trabalhar com várias coisas, como por exemplo: redes, programação, banco de dados, testes, etc. Então tenha um objetivo, e escolha área que você achar mais legal..

2. Análise vagas

Depois que você escolheu a sua área de atuação, procure vagas na área que você escolheu e analise: cargo e tarefas realizadas de cada uma, e veja se é isso que você quer trabalhar mesmo. Se não for, volte ao item 1, e procure vagas em outras áreas, vai que você se identifica, né? Nunca se sabe senão tentar.

3. Converse com profissionais da área

Agora, procure profissionais que tem o cargo das vagas que você gostou, converse com eles e pergunte sobre como é trabalhar com aquilo, como é o dia a dia deles, e quais cursos eles fizeram para chegar em tal cargo. Se possível marque uma conversa pessoalmente.

Uma ótima maneira de achar esses profissionais é digitando o cargo na barra de pesquisa do LinkedIn ;)

4. Estude

Lembra daquelas vagas que você analisou no item 2? Pegue pelo menos 5 vagas com o cargo desejado de diferentes empresas e encontre coisas em comum que elas pedem como requisitos obrigatórios e anote em forma de lista. A partir daí faça um plano de estudos com base nessa lista e comece a estudar.

5. Crie oportunidades

Se você quer ser programador, crie um site, coloque seus projetos no GitHub, ou se o que quer fazer não envolve programação, crie conteúdo (isso vale para quem quer ser programador também) em texto, vídeo, áudio, ensine aos outros o que você já sabe e o que você está aprendendo, isso se chama marketing de conteúdo e além de mostrar que você sabe de tal coisa irá te dar uma grande visibilidade.

6. Divulgue

Divulgue tudo que estiver produzindo, de uma forma que gerar valor para os outros: ensinando, em todas suas redes sociais, quanto mais compartilhar melhor. E não se esqueça de ter seu próprio canal viu? Se quiser saber mais veja nesse artigo que falo sobre o novo currículo online.

7. Vá em eventos e faça networking

Além de aprender muitoooo nas palestras, você conhece muita gente em eventos, então perca a vergonha e conheça pessoas nos eventos e fale que você está em busca de um trabalho em tecnologia e peça dicas para quem trabalha na área, crie relacionamentos e amizades com pessoas de outras áreas também, nunca se sabe, ela pode te indicar para uma vaga que ela ver.

...

E essas são as dicas que tinha para dar, e você tem mais alguma dica para o povo que ta começando?

Me fala nos comentários ;)

Se acha que essas dicas também ajudam quem está começando em outras áreas compartilhe, marque quem ta precisando ^-^

Compartilhe

Publicado por:

Daniela Duarte de blusa rosa

Daniela Duarte

Desenvolvedora Front-End, engenheira da computação e técnica em informática por formação, apaixonada por tecnologia e design desde que se conhece por gente, cria sites, produz conteúdo, ama programar, desenhar, comer, chocolates, beber, ouvir música, cantar, dançar, passear, nadar, viajar, olhar o céu, ver filmes e animes, ler bons livros e um monte de coisa.

Linkedin Facebook Instagram