Duas mulheres sorrindo no mar
PEXELS

9 programas de incentivo às mulheres na tecnologia

8 de maio de 2018

Todos nós sabemos que tecnologia é uma área onde a maioria dos profissionais são homens, principalmente a área de programação, mesmo que uma mulher tenha sido a primeira a programar - vale lembrar que não é só na área de tecnologia que isso acontece, áreas como engenharia, aviação, entre outras ainda é predominante o sexo masculino.

Mas isso com o passar do tempo vem aos poucos mudando, hoje existem várias iniciativas que apoiam e incentivam a mulher a trabalhar com tecnologia.

E hoje quero apresentar algumas para vocês, para você mulher que quer entrar no mundo da tecnologia, para você que já é desse mundo, esses programas são maravilhosos e valem muito à pena participar deles, seja como mentora/ voluntaria de outras mulheres ou como aluna, ajudar e incentivar outras mulheres é tornar nossa área e muitas outras mais inclusivas.

1. MaisMulheresnaTI

A MaisMulheresnaTi é uma associação sem fins lucrativos, que conheci recentemente e achei incrível o trabalho delas, eles oferecem apoio e treinamentos em conjunto com empresas para que mais mulheres entrem no mundo da tecnologia. Além de divulgar vagas e conectar mulheres às empresas.

2. PrograMaria

O PrograMaria, tem como objetivo inspirar e ensinar mulheres a trabalharem com tecnologia, além de um conteúdo bem bacana no blog, elas tem um curso de programação pago, porém com possibilidade de bolsa.

3. MulheresPalestrantes

É uma plataforma que reúne mulheres palestrantes que falam de tecnologia em geral, já existem 345 mulheres cadastradas, se você também palestra se cadastre lá.

4. Women Techmakers

É um programa da Google que proporciona recursos e programas que ajudam as mulheres da tecnologia.

5. Femme IT

É uma comunidade para dar voz à mulher no mundo de TI, além de artigos elas promovem eventos sobre o assunto.

6. Laboratoria

É uma startup social, que oferece um programa de formação de programadoras front-end, após a formação eles ajudam as mulheres a encontrem o primeiro emprego. O treinamento é totalmente gratuito, após empregadas as mulheres contribuem com uma quantia para ajudar o programa. A iniciativa já formou mais de 500 mulheres no Peru, Chile e México e cerca de 80% delas conseguiram trabalho na área de tecnologia, e esse ano começou o projeto aqui no Brasil. Link para se inscrever no programa

7. Codamos

A Codamos é uma plataforma, onde você acha eventos, meetups, cursos, workshops, palestras e palestrantes. Ela reune pessoas à eventos inclusivos. Recentemente fui ao evento Codamos Summit 2018, e realmente é um evento muito inclusivo, que apoia a diversidade, vale muito a pena participar dos eventos delas.

8. Mulheres na computação

Uma iniciativa da Camila Achutti do Mastertech, onde falam de diversos assuntos relacionados a tecnologia, e empreendedorismo, além de postarem sempre vagas lá.

9. Reprograma

Programa de capacitação de mulheres em Front-End, onde além da tecnologia aprendem sobre empreendedorismo e possuem um programa de mentoria.

...

E você conhece mais algum programa de incentivo à mulher na tecnologia?

Me conte nos comentários

Compartilhe

Publicado por:

Daniela Duarte de blusa rosa

Daniela Duarte

Desenvolvedora Front-End, engenheira da computação e técnica em informática por formação, apaixonada por tecnologia e design desde que se conhece por gente, cria sites, produz conteúdo, ama programar, desenhar, comer, beber, chocolates, ouvir música, cantar, dançar, passear, nadar, viajar, olhar o céu, ver filmes e animes, ler bons livros e um monte de coisa.

Linkedin Facebook Instagram