Mulher lendo em um barco
PIXABAY

Livros que fizeram a diferença na minha vida em 2017

21 de dezembro de 2017

Nessa mesma época do ano em 2016, eu estava terminando o processo de Coaching de Carreira com minha querida Coach Darlim, eu nunca fui fã de ler, lia raramente e somente livros obrigatórios...

Nesse período fui "obrigada" a ler alguns livros. Sim me obriguei a ler e fazer tudo que o coaching me proporcionou, pois queria mudar, foi díficil adquirir o hábito de leitura, mas ela fez uma diferença gigantesca na minha vida esse ano.

Livros que me prepararam para 2017

Manual para jovens estressados, mas muito inteligentes!

Esse livro, li antes do processo de coaching, e o encontrei do nada: tinha chegado cedo à faculdade no dia e resolvi ir na livraria distrair a cabeça, foi ai que vi esse título do meu autor favorito Augusto Cury, e falei esse livro é para mim, to super estressada, não aguento mais nada!

Aprendi com ele que não sou a única que se estressa com tanta informação, e que temos que ter controle da nossa mente para conseguir as coisas.

"Não tenha medo: quem vence sem riscos, vende sem glória." - Augusto Cury - Manual para jovens estressados, mas muito inteligentes!

A sua melhor versão te leva além

O primeiro livro que tive ler no processo de coaching, Bel Pesce que mulher incrível, realmente me apaixonei pela visão e modo de ver a vida que ela tem.

Esse livro me mostrou que com algumas mudanças de hábito podemos mudar e nos tornar pessoas melhores, e que essas mudanças proporcionam um grande efeito na nossa vida.

A estratégia do olho de tigre

Autoconhecimento é o que resume minha experiência com ele. É um livro para ler e ir fazendo os exercícios propostos, pois só assim você consegue aproveitar ao máximo todo conhecimento que é passado nele.

"É seu autoconhecimento, que faz você reconhecer suas fortalezas e suas fraquezas, para conseguir chegar mais rápido à sua meta." - Renato Grinberg - A estratégia do olho de tigre

Pais e Filhos - sem diálogo, as famílias morrem

Com a correria do dia a dia, às vezes passamos os dia sem ver nossos familiares, mesmo morando na mesma casa.

Eu sempre fui muito fechada com meu pai, talvez por receio, não sei ao certo, e quando veio a separação dos meus pais, eu me senti muito sozinha e perdida, lendo este livro vi a importância do diálogo, como é importante compartilharmos nossas experiências com nossa família, pois é ela que está e estará do nosso lado sempre torcendo por nós, além de serem as pessoas que mais nos amam.

Passei a conversar mais com meu pai e com meus familiares, dar realmente atenção, se interessar de forma genuína, ser humano. E isso amenizou muito as dores que passei nesse período e me fez uma pessoa melhor.

"Sem diálogo, a personalidade dos filhos adoece, os casais se fragmentam, as famílias se destroem, ou vivem de aparência." - Augusto Cury - Pais e filhos - sem diálogo, as famílias morrem

A arte de lidar com pessoas

Foi com esse livro que vi a complexibilidade da mente humana, sim é muito mais fácil lidar com máquinas do que com humanos, mas somos humanos e necessitamos de contato humano. É importante saber lidar com todos, sempre haverá aqueles que nos querem ver mal, porém temos que saber lidar, ter jogo de cintura para não cair na onda dos mals intencionados.

Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional

Esse livro é bem pequeno e super prático. Se você não faz ideia do como fazer networking, como eu não sabia na época, super recomendo sua leitura, pois networking é tudo, precisamos um dos outros para tudo.

Todos esses livros me prepararam para enfrentar o processo de separação dos meus pais, terminar meu TCC, começar uma carreira incerta e sair de uma depressão que viria em julho de 2017.

Livros que estiveram comigo em 2017

Jogue a seu favor

Foi o primeiro livro do ano, conta a história de uma mulher que viu a oportunidade de começar um negócio, logo após ser demitida. Ela criou sua própria oportunidade.

"Quem não luta por seus sonhos acaba como coadjuvante dos sonhos dos outros." - César Souza - Jogue a seu favor

A Startup de $100

Conta e mostra casos reais, de pessoas que conseguiram montar seu próprio negócio com menos de 100 dólares, além de dar dicas valiosas de estratégias para fazer sua ideia acontecer.

A ideia de montar uma página no Facebook e anunciar que dia 1 de novembro haveria uma novidade que iria contar (faltando um mês para a data), veio deste livro, na época eu nem tinha o site pronto e me desafiei a cumprir o prometido, pois já tinha anunciado ao mundo que eles teriam novidades, e eles tiveram.

Foi um grande aprendizado que fez com que eu saisse da minha zona de conforto e fizesse o que já havia adiado há anos.

"Você não precisa da permissão de ninguém para realizar seu sonho." - Chris Guillebeau - A startup de $100

Girl Boss

Livro indicado em um dos artigos do Matheus de Souza, o artigo me deixou muito interessada na história da Sophia Amoruso, tanto que depois de lê-lo, fui à livraria e procurei o livro, peguei um café e fiquei ali lendo das 17h às 22h com o celular desligado (onde deixei muita gente preocupada com esse sumiço) e imersa no livro, como estava sem grana não comprei o livro.

Mas no dia seguinte, depois do trabalho voltei a livraria e terminei o livro, cheguei em casa fui ver a série na Netflix e na semana seguinte, caindo o pagamento comprei o livro, hoje ele é como uma bíblia para mim, um dos poucos livros que tenho físico, muito inspirador (claro somente nas coisas legais que ela fez), nunca tinha terminado um livro tão rápido. Me incentivou muito a correr atrás dos meus sonhos e arriscar nessa carreira de desenvolvedora web freelancer.

"A vida é curta. Não seja preguiçosa." - Sophia Amoruso - Girl Boss

Meditando com Brian Weiss

Esse livro, foi um dos primeiros que ouvi pelo audiobook Ubook, eu estava muito mal nessa época, não conseguia fazer absolutamente nada, a não ser dormir, sim eu chegava 18h do trabalho e como estava de férias da faculdade, dormia até às 6h da manhã do dia seguinte, sim eu estava dormindo 12 horas por dia, começava a ver um filme ou qualquer coisa que estava interessada e caia em um sono profundo muito forte, sensação horrível, não conseguia fazer nada, nem comer, nem assistir minhas séries, nem ouvi música, somente dormir.

Ouvi o livro enquanto estava deitada na cama, ele começa explicando os benefícios das meditação e no final ele disponibiliza 2 meditações profundas do Brian Weiss, posso dizer que essas meditações e todas que faço até hoje, mais uma "bronca" que tive da minha nutricionista me tiraram dessa depressão. Só com isto consegui sair daquela situação, onde meus pais achavam que era cansaço, mas não, eu chorava desesperada porque só conseguia dormir.

Conheci a meditação no processo de coaching, mas só dei a devida atenção à ela quando passei por esse apuro.

Meditem faz bem a sua saúde mental.

As regras de ouro dos casais saudáveis

Empatia, essa é palavra-chave desse livro, saber entender o outro, saber conviver, geralmente focamos mais nas falhas do que nos acertos, seja do nosso parceiro, filho, amigo ou colega de trabalho. E isso acaba destruindo muitas relações, é um livro para refletir nossas atitudes diárias.

"Nós também, mesmo sem perceber, podemos traumatizar quem mais amamos." - Augusto Cury - As regras de ouro dos casais saudáveis

Hackeando tudo

Esse livro foi uma indicação de leitura do Daniel Scott, pelas suas newsletters. Raim Santos o autor deste livro, dá 90 dicas de hábitos para melhorar sua produtividade, seu corpo, cabeça, relacionamento com pessoas, suas finanças, e seu conhecimento. São muitas dicas, vale fazer até listinhas para ir aplicando aos poucos esses hábitos na rotina.

Um dos que fiz, foi o relatório do dia para ver se estou fazendo as coisas certas para atingir minhas metas ou estou apenas enrolando, também montei minha playlist da felicidade, entre outros hábitos que já consegui aplicar, vale a pena ler.

O homem mais rico da Babilônia

Livro citado em Girl Boss pela Sophia Amoruso, que segundo ela, esse livro ajudou seu ex-namorado a sair das dívidas.


Ele livro me abriu os olhos, me fez ver que temos o costume de pagar a todos, menos a nós mesmos. Trabalhamos e trabalhamos e nunca tem dinheiro, por que será, né? Temos o péssimo hábito de não guardar dinheiro e quando guardamos, guardamos apenas o que sobra.

Mudei totalmente minha gestão financeira, graças a esse livro.

"Se um décimo de tudo que ganharem é o que vocês podem confortavelmente poupar, contentem-se com essa porção. Por outro lado, vivam de acordo com suas rendas e não sejam sovinas nem temeroso ao gastar" - George S. Clason - O homem mais rico da Babilônia

Técnicas básicas de design para empreendedores

Ele é um livro super leve de ler, fala de coisas básicas de design que muitas vezes nem pensamos na hora de montar um negócio. Como teoria da cores, gestalt, semiótica, além de nos dar dicas valiosas de ferramentas para nos ajudar nesse início de jornada empreendedora. Me ajudou muito na hora de escolher cores, fontes e outras coisas do meu site.

E foi assim com ajuda desses livros, que passei pelo processo de separação dos meus pais, meu TCC foi aprovado, me lancei como desenvolvedora web e estou aqui sem depressão escrevendo esse artigo.

...

E você quais livros fizeram a diferença esse ano na sua vida?

Me conte nos comentários

Compartilhe

Publicado por:

Daniela Duarte de blusa rosa

Daniela Duarte

Desenvolvedora Front-End, engenheira da computação e técnica em informática por formação, apaixonada por tecnologia e design desde que se conhece por gente, cria sites, produz conteúdo, ama programar, desenhar, comer, chocolates, beber, ouvir música, cantar, dançar, passear, nadar, viajar, olhar o céu, ver filmes e animes, ler bons livros e um monte de coisa.

Linkedin